A definição mais básica para o termo Indústria 4.0, é poder em tempo real, ter uma tomada de decisão mais assertiva através dos dados integrados e confiáveis.
A Indústria 4.0 tem como base a IoT (Internet das Coisas) industrial. A IoT permite que empresas coletem, analisem e apresentem dados (Big data) e análises em tempo real, com dashboards fáceis de entendimento e totalmente customizados.
Podemos citar uma outra ferramenta importante: a Realidade Aumentada (AR). Por meio de experiências imersivas em 3D, ela dá vida aos dados coletados pelo IoT. A união destas ferramentas, redefinem a produtividade, além de melhorar o desempenho operacional.
Redução de custos e otimizando os negócios
A Indústria 4.0 existe para impulsionar a inovação das indústrias, acabando com os seus processos desatualizados.
A oportunidade de inovação que a Indústria 4.0 oferece, obriga os fabricantes a cada vez mais ficarem atentos de como que as tecnologias de IoT podem impulsionar seus negócios.
Com isso, as empresas tornam-se mais flexíveis na produção, melhoram a qualidade aprimorando a produtividade, gerando produtos em menor tempo com maior qualidade.
Quantificando o valor da Indústria 4.0
Aumento da produtividade, custos com produção mais baixos, respostas rápidas com relação à mudança de demanda do mercado, são os benefícios mais contabilizados dentro da Indústria 4.0.
Com informações tão atraentes, para algumas empresas, analisar os custos da Indústria 4.0 continuam sendo um enorme desafio para quantificar os valores. Então, como medir o valor de flexibilidade do mercado com o valor da aplicação da inovação?
Entenda que as ferramentas da Indústria 4.0 não podem ser consideradas como um projeto de TI. Ter um projeto de implantação da Indústria 4.0, é poder escalonar de forma contínua e flexível os serviços oferecidos para novas oportunidades de negócios.
Valor da manufatura tradicional x valor da manufatura da Indústria 4.0
Para determinar os valores quantitativos e qualitativos, é contar com especialistas sobre o assunto que podem analisar os objetivos da sua indústria e como aplicá-los na estrutura de melhorias da Indústria 4.0 e como esses objetivos se evoluirão e quais estratégias serão aplicadas.
Os especialistas podem fornecer informações das tecnologias e citar exemplos de performance de outras indústrias com a tecnologia já implantada. De acordo com a necessidade da indústria, eles [os especialistas] podem determinar o caminho mais correto tanto no curto e a longo prazo.
Manufatura tradicional: tempo de inatividade não planejado
O tempo de inatividade não planejado, é uma das causas mais caras para as indústrias. Independente do motivo, a inatividade causa de imediato uma bola de neve na produção e por um longo prazo, reduzir o tempo de vida útil da máquina.
Na maioria das vezes, a manutenção das máquinas ocorre através de um planejamento ou somente quando a máquina quebra. Esse tipo de manutenção requer que as máquinas estejam desligadas, ocasionando uma enorme perda de tempo e recursos. Com isso, a indústria não possui visibilidade da operação, gerando uma inatividade constante e desnecessária.
Com isso, a indústria não possui visibilidade da operação, gerando uma inatividade constante e desnecessária.
Manufatura da Indústria 4.0
Com o sistema de IoT industrial, é possível compreender os diferentes motivos das falhas das máquinas, ou seja, a manutenção acontecerá quando houver a necessidade.
Os sistemas de IoT permitem que informações sobre o estado do equipamento, temperatura, vibração, velocidade e outros estejam integrados em uma única plataforma. Analisando esses dados, tornam o tempo de inatividade quase inexistente, prevendo quando é ou não necessário uma manutenção. Com isso, os técnicos têm total visibilidade em tempo real dos eventos que acontecem durante a jornada produtiva.
Simulações através da Realidade Aumentada, tornam as manutenções muito mais rápidas, seguras e precisas. Com ela, é possível criar um passo a passo para os funcionários resolverem o problema.
Quais resultados da manutenção com IoT?
Uma indústria que usa os sistemas de IoT em sua produção, gera dados de suas linhas produtivas. A equipe de manutenção recebe em tempo real informações de alto e baixo desempenho das máquinas ou até mesmo de falhas que estão ocorrendo e localizá-las de imediato para o reparo.
Com esses alertas, é possível obter 91% de precisão na prevenção da manutenção. Aqui os técnicos são mais proativos.
Análise de dados elimina a necessidade de investimentos em máquinas
Com os dados coletados e analisados, a indústria consegue melhorar sua eficiência, corrigir outros gargalos, sem a necessidade de investir em novas máquinas.
Quanto de valor é possível obter com essas ferramentas?
Com base nas informações, acreditamos que as indústrias podem economizar o dobro do seu faturamento, além de economizar milhões na redução de desperdícios.
Essas economias são geradas na redução do tempo de inatividade, na melhoria da performance da máquina e na visibilidade das informações em tempo real.
Usando os sistemas de IoT e análises de dados da Indústria 4.0 no gerenciamento da produção e manutenção, eles ajudam e muito no aumento do tempo produtivo das máquinas.
Os sistemas da Indústria 4.0 tornam-se um divisor de água na gestão de melhorar o desempenho operacional, com total confiabilidade nas informações coletadas e na automação de processos produtivos.