Do ano de 2006 até o ano de 2018, mais de 45 mil casos de acidentes de trabalho foram registrados como um acidente grave.
O principal motivo destes acidentes é o contato de máquina e equipamentos que não estão adequados para preservar a segurança e a saúde do trabalhador.
Considera-se um acidente grave quando ocorre amputações, traumatismos, fraturas múltiplas e outros que afetam a integridade do trabalhador.
Maquinário Seguro
O Ministério do Trabalho e da Economia recomenda que as indústrias adotem a NR12. O conceito de um maquinário seguro é muito mais que o nome.
É um conjunto de esforços dos empregadores, engenheiros do trabalho e até de empresas terceirizadas que avaliam os diversos riscos que o trabalhador pode estar sujeito a um acidente no local de trabalho.
Este cenário está mudando aos poucos. As empresas estão voltando seus olhos para a NR12. Algumas empresas já estão adequando suas máquinas de acordo com a norma, independentemente se esta é nova ou não.
Estar dentro da norma, possibilita que a empresa se mantenha competitiva no mercado. Entretanto, ainda há empresas que desconhecem a norma e ficam sabendo da existência depois que são autuadas pela justiça.
O Brasil não tem uma cultura de prevenção. Ainda existem empresas que sabem da NR12, mas não sabem por onde começar.
Implementar a NR12 é um investimento e não um custo. Isenta a empresa das penalidades existentes em não se adequar a norma.
Proporciona segurança para o trabalhador e benefícios para própria indústria em termos de produtividade e competitividade.
Adequação de NR12
Com um conhecimento e ampla experiência no mercado, A EGE Soluções se destaca como referência no Brasil ao oferecer soluções inovadoras para as indústrias dos diversos segmentos que necessitam se adequar de forma significativa à norma.
Nosso atendimento abrange todo o território nacional.