Todas as indústrias que fazem uso de máquinas e equipamentos, precisam de um inventário de suas máquinas. Isto é um assunto que deve ser obrigatório para diretores, gerentes, supervisores, engenheiros e técnicos por terem um contato direto com as máquinas na empresa
O inventário faz parte da NR 12 e vamos esclarecer alguns detalhes nesse artigo.
O que é o inventário de máquinas da NR12?
Trata-se de um documento técnico onde deve estar listado todas as máquinas e equipamentos que estão na empresa, informando as principais características de cada máquina.
Profissionais legalmente habilitados como o Engenheiro Eletricista para componentes elétricos e o Engenheiro mecânico para partes mecânicas, podem emitir e assinar o inventário, conforme o seguinte item da norma NR 12:
“112.153 O empregador deve manter o inventário atualizado das máquinas e equipamentos com identificação por tipo, capacidade, sistemas de segurança e localização em planta baixa, elaborado por profissional qualificado ou legalmente habilitado.”
Para que serve o inventário?
É o primeiro passo para iniciar a adequação de máquinas e equipamentos. Partindo do inventário é que se inicia todo o projeto de implementação da norma NR 12, além de ser um guia para a apreciação da análise de riscos que cada máquina e equipamento oferece.
Quando é preciso fazer o inventário?
A NR12 exige que o inventário seja feito na construção da planta industrial e deve ser atualizado sempre que ocorrer mudanças no layout da empresa ou no sistema de segurança das máquinas
Indústria que não tem inventário pode ser multada?
De acordo com o item 12.153 da NR12, é exigido que se realize e mantenha atualizado o inventário. Com o não cumprimento, pode gerar uma multa aproximada com variação entre os valores de R$ 1.000,00 à R$ 4.000,00, conforme o número de funcionários que houver na indústria.
Portanto, é essencial aplicar e manter atualizado o inventário para evitar possíveis problemas com a fiscalização do trabalho.
+Fique por dentro: Principais dúvidas sobre a NR12 nas indústrias
Como fazer um inventário das máquinas e equipamentos?
Há diversos modelos de inventário da Nr12 disponíveis hoje. Para que você não gaste o seu tempo procurando, estamos disponibilizando um modelo que preparamos para você começar hoje mesmo a fazer o inventário das máquinas e equipamentos.
Quais as vantagens de ter o inventário?
Não é preciso ter um inventário de máquinas e equipamentos somente para atender a legislação. O inventário torna-se útil para facilitar o trabalho de outros setores da indústria.
O documento facilita o controle das máquinas e equipamentos existentes no local, além de auxiliar os diversos setores para futuras demandas, por exemplo, a equipe de manutenção poderá identificar e conhecer os sistemas de segurança de cada máquina.
A equipe de processos de fabricação também se beneficia com as informações para definir os fluxos e reduzir as perdas durante o processo produtivo.
Quais os itens que o inventário da NR12 avalia?
- Planta baixa ou layout com a localização das máquinas e equipamentos de cada setor
- Identificação por tipo de máquina
- Capacidade
- Sistema de segurança existente
- Análise de Risco
- Plano de Ação
- Manuais de segurança das máquinas e equipamentos
- Ações e recomendações necessárias.
Onde não se aplica o inventário de máquinas e equipamentos?
De acordo com o item 12.153 da NR 12, o inventário não é aplicado para às microempresas e empresas de pequeno porte.
A NR12 é uma norma que possui muitos detalhes para assegurar que as máquinas e equipamentos estejam seguros para proteger o trabalhador. Se você tem dúvidas sobre a Nr12 e como poderá aplicá-la na sua indústria, entre em contato e converse com nossos especialistas.