EGE Soluções

+55 (11) 91372-9314

contato@egesolucoes.com.br

Novo Estudo EGE

A Indústria Metalúrgica Rumo à Indústria 4.0

A indústria metalúrgica está avançando em direção à Indústria 4.0, incorporando tecnologias como IoT, inteligência artificial e automação para impulsionar a eficiência e a inovação. Este processo representa uma mudança significativa nos métodos de produção e na competitividade global das empresas do setor.

INTRODUÇÃO

A indústria metalúrgica desempenha um papel fundamental na economia global, fornecendo matérias-primas e produtos essenciais para diversos setores como construção civil, transportes, bens de consumo, embalagens e energia. Contudo, para se manter competitiva e atender às crescentes demandas do mercado, essa indústria precisa passar por uma transformação digital rumo ao que se convencionou chamar de Indústria 4.0.

A INDÚSTRIA 4.0 NO SETOR METALÚRGICO

A Indústria 4.0 refere-se à quarta revolução industrial impulsionada pela introdução de novas tecnologias digitais nos meios de produção, como internet das coisas, big data, inteligência artificial, robótica avançada, manufatura aditiva e muito mais. Essas inovações permitem criar sistemas cyber-físicos altamente integrados e automatizados nas fábricas, melhorando eficiência, qualidade e produtividade.

 

No caso específico da metalurgia, adotar as técnicas da Indústria 4.0 é fundamental para enfrentar os desafios atuais, como a volatilidade da demanda, personalização de produtos, rastreabilidade da cadeia de suprimentos e requisitos de sustentabilidade mais rigorosos. Além disso, essas tecnologias habilitam novos modelos de negócios e permitem que as metalúrgicas entreguem mais valor para seus clientes.

IMPACTOS E BENEFÍCIOS NA INDÚSTRIA METALÚRGICA

Maior eficiência operacional

A aplicação de sensores e dispositivos inteligentes conectados por meio da internet das coisas possibilita coletar e analisar uma quantidade massiva de dados em tempo real sobre todas as etapas do processo siderúrgico, desde o recebimento de matérias-primas até a expedição de produtos acabados.

Isso permite identificar gargalos, reduzir tempo de setup, minimizar refugos e retrabalhos, otimizar o uso de insumos, antecipar necessidade de manutenções, entre outras melhorias. Consequentemente, aumenta-se a eficiência e a produtividade das plantas.

Rastreabilidade aprimorada

A tecnologia blockchain pode ser empregada para registrar todas as transações e transformações ao longo da cadeia de suprimentos siderúrgica de forma imutável, conferindo maior confiabilidade e transparência.

Assim, é possível rastrear com precisão a origem das matérias-primas, as condições e parametrização de cada processo produtivo pelo qual o material passou e o destino dos produtos entregues aos clientes. Isso gera valor para a marca e tranquilidade para o consumidor final.

Produção customizada

As novas tecnologias da Indústria 4.0 viabilizam oferecer lotes menores de produção com alta variabilidade, permitindo às metalúrgicas atender demandas mais personalizadas ou encomendas de nicho que antes seriam inviáveis economicamente.

Além disso, o uso de modelagem e simulação computacional desde a fase de desenvolvimento de produto (gêmeos digitais) reduz o tempo de lançamento de novos formatos e grades de aço no mercado.

Manutenção preditiva

A análise de big data coletados com a internet das coisas sobre o desempenho histórico dos equipamentos siderúrgicos, somada às capacidades de machine learning e inteligência artificial, permite antever problemas e prever falhas com antecedência.

Com isso, as manutenções passam a ser feitas antes da quebra efetiva dos maquinários, com base nas condições reais de operação, evitando paradas não programadas – o que maximiza a disponibilidade dos ativos fabris.

Segurança reforçada

Câmeras inteligentes, sensores anticolisão, controles de acesso e dispositivos vestíveis (wearables) conectados podem ser usados para aumentar a segurança dos funcionários que trabalham em áreas de risco nas usinas siderúrgicas, enviando alertas em caso de aproximação perigosa ou movimentos suspeitos.

Já o uso de drones equipados com câmeras térmicas facilita a realização de inspeções de rotina em locais de difícil acesso pelos humanos, como o interior de altos-fornos.

ESTATÍSTICAS E TENDÊNCIAS

A adoção de tecnologias digitais pode aumentar a produtividade em até 20% e reduzir custos em até 10% na indústria de alimentos, de acordo com estimativas (McKinsey, 2018).

A IoT está permitindo uma monitorização contínua de processos, identificando pontos de falha antes que ocorram. Isso reduz paradas não programadas e desperdícios, resultando em ganhos de eficiência de até 30% (Forbes, 2019).

A automação avançada está otimizando o uso de recursos como água, energia e matérias-primas, diminuindo custos em até 15% e reduzindo o consumo de água em até 30% (Deloitte, 2019).

A análise de Big Data permite que as empresas mapeiem toda a sua cadeia de suprimentos, identificando gargalos e riscos. Isso melhora a traçabilidade dos alimentos, um fator crucial para a segurança alimentar e a conformidade regulatória.

A AI está sendo aplicada para prever falhas de equipamentos com até 90% de precisão, antecipar mudanças na demanda com até 70% de acerto e otimizar processos de manufatura em até 20% (IBM, 2019).

As empresas líderes em Indústria 4.0 na indústria de alimentos estão experimentando taxas de crescimento duas vezes maiores do que as empresas tradicionais (Forbes, 2020).

Até 2025, a Indústria 4.0 pode gerar até US$ 1,2 trilhão em impactos econômicos positivos para a indústria de alimentos e bebidas (BCG, 2019).

Até 2030, a Indústria 4.0 pode reduzir o desperdício de alimentos em até 15%, evitando perdas de US$ 630 bilhões por ano na indústria de alimentos (WEF, 2019).

SUSTENTABILIDADE

O monitoramento em tempo real de emissões, consumo energético e utilização de recursos naturais por meio de sensores e controles inteligentes permite às metalúrgicas identificar oportunidades e implementar melhorias incrementais que, no longo prazo, resultam em ganhos de eficiência e redução de desperdícios.

Tudo isso é cada vez mais valorizado pelo mercado e pelos consumidores, que buscam produtos fabricados de forma social e ambientalmente responsável. Portanto, a transformação 4.0 cria vantagem competitiva para as empresas do setor.

Em síntese, fica evidente que migrar para as novas tecnologias digitais da Indústria 4.0 deve ser uma prioridade estratégica para as metalúrgicas que desejam se manter relevantes e rentáveis na próxima década. Trata-se de uma jornada desafiadora, porém essencial e irreversível.

As empresas que liderarem esse processo de transformação digital na cadeia produtiva do aço colherão ganhos expressivos de eficiência, qualidade e flexibilidade. Além disso, estarão mais preparadas para enfrentar as turbulências e demandas crescentes dos mercados atuais.

CONCLUSÃO

Portanto, não resta dúvida de que o futuro do setor siderúrgico passa inevitavelmente pela Indústria 4.0.

Diante desse contexto de transformação digital no setor siderúrgico, a EGE Soluções se posiciona como parceira estratégica das metalúrgicas nessa jornada rumo à Indústria 4.0. Com vasta experiência em automação industrial, internet das coisas, big data e inteligência artificial, a EGE oferece serviços customizados de consultoria e desenvolvimento de soluções tecnológicas que viabilizam a implementação das novas tecnologias digitais nas usinas siderúrgicas.

Dessa forma, ajuda as siderúrgicas a alcançarem mais eficiência operacional, rastreabilidade aprimorada, produção personalizada, manutenção preditiva, maior segurança e ganhos de sustentabilidade ambiental. Graças ao profundo conhecimento sobre os processos produtivos do aço, somado ao domínio das tecnologias 4.0, a EGE Soluções é a parceira ideal para a indústria metalúrgica trilhar com sucesso a rota rumo ao futuro digital.

SOBRE A EGE SOLUÇÕES

A EGE Soluções é uma empresa pioneira em soluções industriais que entende as demandas do setor metalúrgico e siderúrgico na era da Indústria 4.0. Com uma equipe de especialistas dedicados e uma gama de serviços personalizados, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a alcançar excelência operacional e vantagem competitiva.

Enviar
Precisa de ajuda?
Falar com Especialista
Olá 👋
Podemos ajudar?