EGE Soluções

Redução de desperdícios na produção industrial: como a tecnologia pode ajudar

Introdução

No Episódio #210 do Café Corporativo, Adriano e Juliano Baiero, dois irmãos engenheiros especialistas em processos produtivos, qualidade de energia elétrica e segurança nas instalações industriais criaram uma empresa para solucionar o problema do desperdício de recursos na indústria. Juliano Baiero é engenheiro eletricista e especialista em processos produtivos na indústria 4.0 e em automação industrial, enquanto Adriano Baiero é engenheiro e especialista em qualidade de energia elétrica e segurança nas instalações elétricas e nas máquinas industriais. Ambos sempre foram da área industrial e do mundo corporativo.

Confira abaixo a entrevista e um resumo do que rolou neste papo de alto nível.

Desperdícios na produção industrial

  • Desperdícios na produção industrial geram perdas tangíveis e intangíveis.
  • Máquinas que param ou geram refugo diminuem a produtividade, além de aumentarem o risco de acidentes de trabalho.
  • Perdas intangíveis, como o risco de segurança, não podem ser mensuradas.
  • Identificar e solucionar desperdícios é fundamental para evitar perdas na produção.
  • A redução de desperdícios na produção industrial pode levar a produtos mais competitivos e satisfação do cliente.
  • Produzir com eficiência não significa gastar o dobro do que deveria ser gasto.
  • Entregar um volume para o cliente com qualidade pode ser mais importante do que simplesmente atender a demanda.
  • Investir em redução de desperdícios pode se pagar sozinho em pouco tempo.

Tecnologia para otimizar processos

Na entrevista, Adriano e Juliano abordam a redução de desperdícios na produção industrial, como energia, água e produtividade, destacando a importância de avaliar e validar as ações implementadas com base em dados e fatos. Eles também discutem como a tecnologia, como inteligência artificial, pode ser utilizada para otimizar processos e substituir atividades que são desgastantes para os trabalhadores. A indústria 4.0 visa tornar os processos autossuficientes, com maior eficiência e menor custo.

Avaliação e validação dos processos

É necessário fazer uma avaliação e validação dos processos para reduzir desperdícios na produção industrial. O diagnóstico preciso e validação são importantes para implementação de mudanças. É necessário mudança cultural na empresa para focar na redução de desperdício. Por exemplo, vazamento de gás de ar comprimido que desperdiçava 60-70 mil metros cúbicos por ano.

Redução de custos

A redução de desperdícios na produção industrial pode levar a produtos mais competitivos e satisfação do cliente. Produzir com eficiência não significa gastar o dobro do que deveria ser gasto. Entregar um volume para o cliente com qualidade pode ser mais importante do que simplesmente atender a demanda. Investir em redução de desperdícios pode se pagar sozinho em pouco tempo.

Automação industrial

A tecnologia também pode ajudar na automação industrial, tornando os processos autônomos e reduzindo a necessidade de intervenção humana em atividades desgastantes ou repetitivas. Isso pode melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e aumentar a eficiência da produção.

Conclusão

A redução de desperdícios na produção industrial é fundamental para evitar perdas tangíveis e intangíveis, além de levar a produtos mais competitivos e satisfação do cliente. A tecnologia, como inteligência artificial e automação industrial, pode ser utilizada para otimizar processos, reduzir custos e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. É necessário fazer uma avaliação e validação dos processos para implementar mudanças efetivas e focar na redução de desperdício como uma cultura empresarial.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Enviar
Como podemos ajudar?
Falar com Especialista
Olá 👋
Podemos ajudar?