Realizar a Manutenção Preditiva é extremamente importante para uma empresa ganhar em custo, e também colaborar para um planeta mais sustentável.
Afinal, ela poderá indicar para o empresário alguns problemas que até então eram desconhecidos para ele. Com isso, os equipamentos da empresa passam a ganhar mais produtividade, e consequentemente o lucro do negócio aumenta.
O que é a Manutenção Preditiva?
Manutenção Preditiva é o acompanhamento, monitoramento e inspeção do maquinário de uma empresa, com a finalidade de avaliar suas condições de funcionamento. Assim sendo, ao serem coletados os dados é possível avaliar o desgaste dos equipamentos, bem como a sua degradação natural.
Através desse procedimento a empresa consegue estender a vida útil das máquinas. Além disso é possível detectar falhas em alguns equipamentos que podem estar comprometendo a produtividade.
A Manutenção Preditiva, ainda colabora para evitar que uma máquina seja desmontada para inspeção, além de aumentar o grau de confiança e auxiliar na segurança de todos os equipamentos da empresa.
Como é feito a Manutenção Preditiva?
É levantado um diagnóstico das máquinas através da utilização de aparelhos de termografia, ferrografia, ultrassonografia, análise de vibrações e de pressões.
Assim sendo, quando uma irregularidade é encontrada, desenvolve-se um diagnóstico com a finalidade de estudar a origem do problema, encontrando assim a melhor solução para ele. É importante salientar, que cada tipo de máquina ou equipamento necessita de uma atenção específica.
A principal vantagem da Manutenção Preditiva é que ela facilita a vida do empreendedor. Pois é possível antecipar-se às falhas, reduzindo o tempo de manutenção. Em outras palavras, podemos dizer que ela agiliza e otimiza os processos produtivos.
Quais são as análises feitas na Manutenção Preditiva?
Existem algumas análises que são levantadas com a Manutenção Preditiva. Elas proporcionam, como vimos, uma maior durabilidade do maquinário da empresa. São elas:
- Estudo de vibrações – São colocados captores em pontos chave da máquina, que irão captar as vibrações recebidas por toda estrutura. Eles conseguem detectar desde rolamentos deteriorados até folga nas buchas;
- Análise de óleos – É um procedimento feito com o uso de técnicas de laboratório, como vidrarias, reagentes, entre outros. Esse procedimento ajuda a eliminar defeitos assim como otimiza o intervalo das trocas de óleo.
- Análise do estado da superfície – Essa análise consiste na utilização de diversas técnicas que ajudam a detectar o desgaste das peças provocados pelo atrito, controlando assim a deterioração do maquinário.
- Análise estrutural – Essa é uma análise desenvolvida com a ajuda de um técnico, que utiliza sistemas portáteis de monitoramento. Com isso ele consegue detectar fissuras, bolhas e trincas nas peças.
Uma das principais importância da manutenção preditiva, é manter o consumo de energia elétrica dentro dos padrões de normalidade. Isso colabora não só para a diminuição dos custos produtivos como também para uma maior sustentabilidade do planeta.
Nossa empresa dispões de um sistema de gestão energética que ajuda a reduzir o custo de energia, além da possibilidade o descobrimento de outros problemas, que até o momento podem ser desconhecidos pela empresa.
Para isso contamos com um sistema que usa índices elétricos juntamente com índices de produção, que conseguem, desse modo, medir a eficiência da produção de modo geral, e não somente do consumo de energia elétrica. Se quiser saber mais sobre nossos serviços, não hesite em entrar em contato conosco.